
JACARANDÁ
desde 2017 oferencendo experiências artísticas e culturais através do violão

O projeto Jacarandá nasce como uma continuação e renovação do antigo Violão na Lira, iniciativa que floresceu a partir de uma parceria entre a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a tradicional Lira Ceciliana de Prados, em 2017. Idealizado inicialmente como um projeto de estágio com duração de um ano letivo, rapidamente revelou sua potência transformadora ao conquistar o entusiasmo da comunidade local.
Diante do impacto positivo e da grande adesão dos participantes, o então Violão na Lira foi mantido. A partir de 2018, passou a contar com a coordenação e orientação pedagógica do músico e educador Octávio Deluchi, consolidando-se como uma ação contínua da própria Lira Ceciliana de Prados até 2020.
Com a chegada da pandemia e as medidas de distanciamento social impostas entre 2020 e 2021, as atividades precisaram ser temporariamente suspensas. No entanto, o compromisso com a formação musical e o vínculo com a comunidade permitiram que o projeto fosse retomado em 2022, mantendo desde então suas atividades de forma ininterrupta.
Hoje, no polo de Prados, o projeto reúne cerca de 16 alunos, com aulas gratuitas oferecidas à população. A condução pedagógica é compartilhada com o professor Matheus Jordão, responsável pelas aulas regulares e pelo acompanhamento direto dos estudantes.
Em 2025, o projeto entra em uma nova fase. Agora sob a direção da plataforma SERTÃO Americas, através de Octavio Deluchi e Nicolas Porto Silva, a iniciativa assume o nome de Jacarandá. Uma referência direta à uma das mais nobres árvores existentes no Brasil, durante muito tempo se fez presente na construção de violões, e que representa o crescimento, a tradição, a inovação, o futuro, a resistência e a beleza das raízes culturais de nosso país. Com um programa de expansão previsto, o Jacarandá busca fortalecer ainda mais sua atuação educativa e artística, ampliando o acesso à música e contribuindo para o florescimento de novos talentos no interior de Minas Gerais.

Ⓒ RAQUEL MAIA - 2025

Ⓒ RAQUEL MAIA - 2025
O projeto Jacarandá tem como objetivo principal promover a socialização cultural e artística por meio do ensino musical acessível e de qualidade, contribuindo diretamente para o fortalecimento de vínculos comunitários e para o acesso democrático à educação artística.
Um dos pilares da iniciativa é a interação ativa com a comunidade, que se traduz em atividades integradas, apresentações públicas e ações formativas abertas. O projeto entende a música como uma ponte entre diferentes gerações, saberes e vivências, e busca constantemente parcerias institucionais e culturais que ampliem o alcance e a experiência de seus alunos.

.jpg)
Ⓒ RAQUEL MAIA - 2025
ATUAÇÃO E PARCERIAS
Nesse espírito colaborativo, o Jacarandá, ainda enquanto Violão na Lira, já participou de apresentações em projetos como o Música Viva, da UFSJ, e em eventos promovidos pela AssoVio Vertentes (Associação de Violão das Vertentes). Em Prados, integra a programação da tradicional Mostra de Violão da Lira Ceciliana, consolidando-se como uma de suas principais atrações. Entre 2018 e 2019, os alunos também eram incentivados a participar ativamente da vida cultural local, sendo a presença nos concertos da série Domingo na Lira um pré-requisito formativo.
Para 2025, o Jacarandá projeta a criação de novos polos de atuação, ampliando seu alcance no território do Campo das Vertentes. Essa expansão visa aprofundar o impacto educacional e artístico do projeto, contribuindo também para o fortalecimento da economia criativa regional e para a formação de uma rede sustentável de educação musical descentralizada.

Ⓒ RAQUEL MAIA - 2025
.jpg)
Ⓒ RAQUEL MAIA - 2025
EQUIPE
Matheus Jordão é violonista com atuação versátil, transitando entre o violão clássico e a música popular brasileira. Natural de São Paulo e atualmente residente em Minas Gerais, iniciou seus estudos aos 15 anos e, desde então, tem se dedicado com excelência à interpretação e ao ensino do instrumento.
Atualmente, cursa violão na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), sob orientação do professor Guilherme Vincens. Como intérprete, apresenta-se em concertos solo e em formações de música de câmara, além de participar ativamente de rodas de choro e samba. Seu repertório é amplo, abrangendo desde a tradição violonística erudita até a riqueza da música popular brasileira.
Desde 2021, é professor de violão no projeto Jacarandá (antigo Violão na Lira), em Prados, onde ensina alunos de diferentes idades e níveis. Seu trabalho pedagógico valoriza a tradição do instrumento, ao mesmo tempo em que oferece um ensino acessível e adaptado às necessidades musicais de cada estudante, contribuindo para a formação de novos músicos e incentivando o desenvolvimento tanto no repertório erudito quanto no popular.
Ao longo de sua trajetória, participou de importantes festivais, como a Mostra da Lira Ceciliana e o Festival de Música de Prados, além de ter sido um dos ganhadores do concurso Segunda Musical, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Sua atuação reflete a diversidade e a riqueza da música brasileira, unindo tradição e inovação em sua expressão violonística.

.jpg)
Ⓒ RAQUEL MAIA - 2025
MATHEUS JORDÃO
PROFESSOR - PRADOS/MG

Ⓒ RAQUEL MAIA - 2025